
APRESENTAÇÃO
A Prefeitura de Barcarena iniciou a institucionalização das Agendas Globais em 2013 com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e em 2015 recebeu da Presidência da República seis certificados de cumprimento de metas da Agenda de Compromissos ODM.
Com o fim dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, em 2015, a Prefeitura fez a transição para a Agenda 2030 e se tornou cofundadora da Rede ODS Brasil, uma coalizão que produz e dissemina conhecimento sobre a Agenda 2030 para promover a sua localização nos países de língua portuguesa
A Prefeitura de Barcarena foi o primeiro governo subnacional brasileiro a publicar um relatório de progresso sobre a implementação da Agenda 2030, em 2017.
A partir de 2021, institucionalizou o Marco de Sendai, o Acordo de Paris e a Nova Agenda Urbana.
Em 2023, Barcarena foi nomeada o primeiro HUB de Resiliência UNDRR/MCR2030 da Amazônia.
A Prefeitura participa frequentemente de eventos nacionais e internacionais, como palestrante, compartilhando sua experiência com as Agendas Globais. Além de ser citada como referência na localização da Agenda 2030 em diversos documentos produzidos por organismos internacionais.
Este é apenas um resumo do engajamento da Prefeitura de Barcarena com as Agendas Globais. Para mais informações, entre em contato com Patrícia Menezes, Assessora do Gabinete do Prefeito, pelo e-mail agenda2030@barcarena.pa.gov.br
PUBLICAÇÃO
Manual de Procedimentos sobre a Institucionalização das Agendas de Desenvolvimento da ONU.
Publicação produzida por Prefeitura de Barcarena e Rede ODS Brasil.
Com apoio institucional de : Associação Brasileira de Municípios (ABM); Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE); Colegiado Estadual de Gestores de Assistência Social do Pará (COEGEMAS-PA); Escola de Contas Públicas Conselheiro Irawaldyr Rocha / TCM-PA; Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP); Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS); Governo do Estado do Pará; Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM); Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA).